Espiritual Archaeology

Wellcome my dear friends!
Enjoy the archaeological thinking exercise... I'm glad to see you all here, if you like, please follow.






segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Voltando para casa: o Instituto Anchietano de Pesquisas

É isso aí pessoal! Confirmado. Estou regularmente matriculado. Sou oficialmente aluno da melhor universidade do sul do país: a Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mas por que aqui? Qual seria o motivo de eu ter voltado a estudar nesta mesma universidade?



Simples. Tradição. Maior número de trabalhos científicos publicados... Centro de referência ética no Rio Grande Sul, Brasil e no mundo. Um ambiente de princípios, de valores, de personalidade. É aqui o lar do pai da Arqueologia Brasileira que, com carinho, me acolheu novamente. O Instituto Anchietano de Pesquisas é meu sonho realizado. Espaço onde posso rememorar, avaliar, pensar livremente.



Foi bem alí, do lado da minha casa, no Parque São Pedro, Rio Grande, que o Padre Schmitz descreveu uma das mais antigas tradições ceramistas do Brasil. Eu cresci e me criei naquelas dunas, conheço bem o meu território.


É por isso que eu estou aqui, para valorizar tudo o que já fizeram pela pré-história da minha terra. Eu busco fazer ciência, não oba-oba. O caminho é longo, ainda estamos no começo, mas devo admitir, a chegada foi emocionante. O retorno ao lar, aquelas velhas faces que olham surpresas... ah o retorno, o doce sabor de estar pronto para produzir mais e mais.



Foi aqui, nesta universidade, que meu mestre Prof. Dr. Pedro Augusto Mentz Ribeiro se formou Arqueólogo. É aqui que quero seguir os seus passos, este lugar irradia positividade e bem estar. É bom ter a certeza de que se está no caminho certo... Ahhh as pessoas, sim elas nos tratam bem, como humanos, como amigos. Eu preciso ser categórico: é aqui que eu escolhi estar, desta forma, com estas pessoas... meu crescimento continua.



Caso você não conheça o Anchietano, é uma boa dica, sugiro e aconselho. www.anchietano.unisinos.br Esta é uma maneira simples e humilde de agradecer por todo o apoio que me deram e que com certeza firmaram meu caminho até aqui. Escrevo estas linhas de dentro da sala de aula, com mais cinco colegas ao redor, aula sendo ministrada pelo Prof. Schmitz e o Prof. Jairo.
Finalmente voltei...
Um grande abraço e obrigado pela atenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário