Espiritual Archaeology

Wellcome my dear friends!
Enjoy the archaeological thinking exercise... I'm glad to see you all here, if you like, please follow.






sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Cerritos da Arqueologia Sul-Rio-Grandense



Os cerritos são tipos de sítios arqueológicos. São espetaculares. Bonitos. Ilustram a paisagem com suas formas delicadas, arredondadas. Memória pampeana. Estão implantados na paisagem a mais de dois mil anos. Os antigos indios Minuano e Charrua os construiram, dizem. 



Este aqui é do município de Santa Vitória do Palmar, na região sul do Estado, extremo sul. No interior destas estruturas monticulares é possível encontrar pedra lascada, sepultamentos, restos de alimentação e suas fogueiras.



Este sítio está atualmente sendo estudado pelo arqueólogo Osvaldo André Oliveira, da Empresa Tribus - Consultoria Científica, também possui uma Ong na região que gentilmente autorizou o uso da foto. Ainda serão necessários décadas de estudo para compreendermos a finalidade destas maravilhosas estruturas monticulares, conhecidas como cerritos! São espetaculares. Bonitos.


A Arqueologia no Rio Grande do Sul aproxima cada vêz mais a comunidade local com o patrimônio cultural. A preservação dos cerritos do Rio Grande do Sul já é uma realidade de muitos municípios do sul do Estado, em especial Rio Grande, Pelotas, Jaguarão e Bagé.
Siga-me do twitter para mais informações:
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário