Espiritual Archaeology

Wellcome my dear friends!
Enjoy the archaeological thinking exercise... I'm glad to see you all here, if you like, please follow.






sexta-feira, 25 de junho de 2010

VII Encontro Regional da SABSul




A SABSUL chega em 2010 ao seu VII Encontro Regional. São 14 anos de atividades em prol da Arqueologia realizada nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Esta longevidade permite aos seus sócios uma avaliação das transformações pelas quais vem passando a Arqueologia brasileira em geral e a Arqueologia regional em particular. As últimas duas décadas foram marcadas por mudanças importantes na formação e na atuação profissional dos arqueólogos brasileiros. Por um lado, têm-se a formação de diversos colegas em cursos de Pós-Graduação (mestrado e doutorado), o que significou a emergência de uma geração de profissionais que tem atuado em diferentes setores do ensino e da pesquisa. Por outro lado, verificou-se a o crescimento significativo das atividades autônomas de arqueólogos em trabalhos de contrato ligados aos Estudos de Impacto e Laudos Arqueológicos para empreendimentos de pequeno, médio e grande porte. A proliferação de trabalhos arqueológicos abriu o campo para que muitos estudantes de graduação, das mais diferentes áreas, pudessem dar seus primeiros passos em arqueologia. Lentamente, a atuação profissional dos arqueólogos passou ter uma maior visibilidade junto à sociedade. Mais recentemente, este quadro de expansão da área foi reforçado pela criação de bacharelados em Arqueologia em diversas Universidades Brasileiras, alcançando quase uma dezena de graduações espalhadas pelos Estados de Goiás, Pernambuco, Rondônia, Amazonas, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Sul. E a perspectiva é de que outras sejam criadas em breve.
Todas estas transformações são altamente positivas para a afirmação da Arqueologia como área de conhecimento autônoma e como segmento científico que possuí uma grande importância para a sociedade contemporânea. Não por acaso, esta nova fase da arqueologia brasileira ocorre justamente em um contexto onde, tanto no Brasil quanto em outros cenários internacionais, assiste-se a emergência das afirmações de setores da sociedade que buscam sua memória, seu patrimônio e identidade, processo no qual a Arqueologia passa a ter um papel cada vez mais significativo. Contudo, há que se considerar, também, os problemas advindos de um crescimento acelerado da arqueologia. A grande quantidade de trabalhos em curso no país implica em questões ligadas à ética profissional; ao destino dos acervos gerados nos registros arqueológicos escavados; as relações entre os arqueólogos e os poderes públicos no que diz respeito à regulação da atuação profissional e a preservação do patrimônio; aos endossos institucionais concedidos para os trabalhos de contrato; às distintas formações que são oferecidas aos aspirantes à arqueólogos, através de cursos de graduação e pós-graduação em centros de ensino e pesquisas, como Universidades e grandes Museus, além de espaços privados como empresas de arqueologia. Todas estas questões estão na ordem do dia para os arqueólogos brasileiros e tem sido tema de debates e discussões em diferentes fóruns. O VII Encontro Regional da SABSUL pretende ser um espaço para aprofundar alguns destes temas, na esfera da Região Sul, mas apontando para outros contextos nacionais e internacionais. A escolha do local do evento, a cidade de Jaguarão, no RS, deu-se por vários motivos, tais como: o município possui um campus da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, que oferece as graduações de História e Turismo, além de Jaguarão ter sido incluída no Plano de Aceleração (PAC) das Cidades Históricas, com investimentos aplicados em parte do patrimônio edificado; por representar uma cidade histórica com rico potencial turístico e um patrimônio arqueológico a ser conhecido e divulgado, e pela cidade encontrar-se em um momento em que diversos setores públicos e da sociedade civil estão pensando estratégias e alternativas de desenvolvimento através do patrimônio e do turismo.
Assim, convidamos todos os arqueólogos, estudantes e demais pessoas interessadas para o VII Encontro Regional que será realizado entre os dias 27 e 30 de setembro de 2010 para discutirmos juntos, as cada vez mais sensíveis relações entre Arqueologia, Patrimônio e Desenvolvimento.


www.culturamaterial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário